Aquariofilia PDF Imprimir E-mail


SANY3138.05.1-2_640x480


A aquariofilia é um passatempo muito difundido em todo o Mundo. Apesar de não existirem estatísticas específicas sobre o assunto, estima-se que somente nos Estados Unidos da América, por exemplo, mais de 15 milhões de lares possuem pelo menos um aquário (é um hobby viciante e muitos aquaristas, uma vez contraída essa dependência, não mais se contentam com um único aquário).
E a grande maioria é constituída por aquários de água doce!


Os aquários de água doce podem ser agrupados em:

  • Aquários convencionais que, tipicamente, refletem os gostos pessoais e ecléticos do responsável pela montagem, não apresentando compromisso com a reprodução de algum ambiente natural real ou, mesmo, idealizado. Neste tipo de montagem têm lugar os mais diversos enfeites naturais ou artificiais, acionados ou não por ar comprimido, bem como simulacros artificiais de plantas, troncos e rochas, confeccionados em diverso materiais.

  • Aquários temáticos que, idealmente, seguem algumas regras de estilo e via de regra, apresentam uma estética mais apurada, visando reproduzir com fidelidade porções de ambientes naturais. É o caso dos "aquários de biótopo" que pretendem simular (com a utilização de peixes e plantas ocorrentes na região retratada) barrancas de rio, costões rochosos, praias arenosas, leitos de riachos torrentosos e localidades similares.

Nesta última categoria, tecnicamente, se encontram os "jardins aquáticos" (nos quais o aquarista se esmera em obter o melhor efeito estético, praticando a arte da topiaria nas plantas aquáticas) e os paludários (aquaterrários onde parte do recinto é destinada à porção aquática e o restante a uma composição de ambiente terrestre), porém em nosso site estes dois grupos tem suas próprias páginas.

 

Júlio Cezar Ghisolfi

14052010158-ban


 


 
bigsexpass.com sportco.org wyldgirls.com girlsmood.com usagirls.org adultmania.org adultpartners.org 69adult.org teenhopeline.org vandersteen.org holidaydidim.net vivaischia.com