A origem do termo aquário (Aquarium - Aqua = água) remonta aos antigos romanos, designando os vasos (potes e jarros de cerâmica) que eram empregados para armazenar e transportar água.

Atualmente é o nome pelo qual conhecemos certos recipientes estanques, normalmente retangulares e dotados de paredes transparentes, nos quais podemos abrigar uma infinidade de seres aquáticos, quer como objeto de estudo, quer com finalidades educacionais ou por simples e puro lazer.

Um aquário pode ser construído com uma grande diversidade de materiais, desde que estes sejam inertes, não liberem substâncias que se dissolvam na água e possam ter efeitos adversos aos seres que nele habitam.

Em nosso país, devido ao preço e facilidade de confecção, a imensa maioria dos aquários é feita de vidro. Seu formato e tamanho são (ou deveriam ser...) as primeiras questões a se considerar quando se deseja adquirir um aquário.

montagem

de aquários

Denominamos montagem ao processo que compreende a escolha do local onde o aquário será localizado e sua montagem física propriamente dita, ou seja a alocação dos elementos decorativos (rochas, troncos, substrato, enfeites, etc. ...) e dos sistemas de filtragem, aquecimento e iluminação, de acordo com o tipo de ambiente que desejamos imitar.

ONDE

INSTALAR

A localização do aquário é mais importante do que ressalta à simples vista. O local de instalação não deve ser muito quente (acima dos 30º C.) nem muito frio (abaixo dos 18º C.) ou estar exposto às correntes de ar, nem à insolação intensa ou direta. Deve-se evitar locais de difícil acesso ou sujeito a movimentação excessiva de pessoas.

Cozinhas e banheiros estão fora de questão, devido aos vapores, odores e fumos, característicos destes ambientes, que são muito rapidamente absorvidos pela água. A água absorve partículas odoríferas (cheiros) com extrema facilidade!

Por esse mesmo motivo deveremos evitar usar produtos de limpeza, especialmente àqueles que contêm amoníaco, formol ou essências aromáticas, fortes ou suaves, bem como inseticidas, tintas, colas e outros produtos com cheiros pronunciados, no ambiente em que o aquário se encontra instalado.

Continue lendo